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Coordenação de Registros Escolares - CORES

por Campus Dianópolis: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins publicado 23/03/2015 16h30, última modificação 15/03/2016 11h44

EQUIPE:

Coordenador:

 Antonio Junior Moraes Ribeiro

Assistente em Administração: 

Júlio Cézar Araújo Barreto

E-mail: julio.barreto@ifto.edu.br

Auxiliar em Administração:

 Anne Heloisa Martis Soares

Estagiário(s): 

Murillo Júnior Vieira de Santana

Graziella 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De segunda a sexta-feira das 7h:30 as 12h:00 - 13h:30 as 22h:00

LOCAL DE ATENDIMENTO:

Prédio administrativo central.

CONTATO:

Fone: (63)

E-mail: cores.dianopolis@ifto.edu.br

O Setor de Registros Escolares é responsável pela vida acadêmica do aluno desde seu ingresso até a conclusão de seu curso, no que tange ao controle, verificação, registro e arquivamento de documentos.

 

 A Missão do IFTO

 Proporcionar desenvolvimento educacional, científico e tecnológico no Estado do Tocantins por meio da formação pessoal e qualificação profissional.

 Visão de Futuro

 Ser referência no ensino, pesquisa e extensão, com ênfase na inovação tecnológica de produtos e serviços, proporcionando o desenvolvimento regional sustentável.

 INFORMAÇÕES GERAIS

 Para o bom andamento das atividades do Setor de Registros Escolares e para compreender a organização deste setor, algumas informações devem ser consideradas:

 a) A Coordenação de Registros Escolares compete a responsabilidade pela documentação do corpo discente da instituição, sua emissão e arquivamento, e não o recebimento de requerimentos ou a autuação de processos referentes aos alunos. Contudo, em razão de não haver ainda, o setor de protocolo, a Coordenação de Registros Escolares executa alguns procedimentos de protocolo referentes aos alunos.

 b) Todas as solicitações dos estudantes recebidas pelos Setores de Registros Escolares devem conter a assinatura do estudante ou de seu responsável legal ou de seu procurador legalmente constituído. Neste caso, a procuração deve estar anexada ao requerimento.

 c) Todas as solicitações dos estudantes também devem ter sido feitas dentro do prazo estabelecido em calendário escolar/acadêmico para cada um dos procedimentos. É de responsabilidade deste setor disponibilizar aos discentes, em seu mural, todos os calendários de seu campus.

 d) As organizações didático-pedagógicas dos cursos da educação básica, dos cursos de graduação e dos cursos a distância (ODPs) apresentam os procedimentos e as situações em que eles podem ser requeridos. No entanto, é imprescindível observar que alguns procedimentos são específicos para cursos superiores, outros para cursos técnicos e outros para a educação a distância, como também eles podem se referir a todas as modalidades e níveis de ensino. Em razão disso, esses documentos devem ser consultados para dirimir quaisquer dúvidas sobre cada situação apresentada. Além destes, outros documentos pertinentes ao trabalho no setor devem ser consultados, os quais podem ser acessados na página da Pró-reitoria de Ensino, em Regulamentos e Normas (http://www.ifto.edu.br/portal/layout.php?pagina=page/proen.php#).

 e) Sobre as formas de ingresso na instituição: as principais são o processo seletivo tradicional e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Tem-se também a transferência ex-officio, além de outras formas de ingresso que são condicionadas à existência de vagas e disponibilizadas por meio de edital: estudante/acadêmico especial ou não regular, transferência externa e admissão de portadores de títulos.

 

ATRIBUIÇÕES DOS SETORES DE REGISTROS ESCOLARES

 - Atender a estudantes, pais, professores e público em geral.

- Realizar a matrícula e rematrícula dos estudantes.

- Efetuar e arquivar todos os registros escolares relativos ao corpo discente.

- Manter atualizado o Siga-Edu (Sistema de Gestão Educacional).

- Organizar e manter sob sua guarda e atualizados os arquivos individuais dos alunos (dossiês).

- Receber e arquivar os diários, as atas de conselho de classe e as de resultado final.

- Instruir processos relativos ao corpo discente, quando necessário.

- Emitir históricos escolares, diplomas, certificados, declarações e outros documentos pertinentes ao setor.

- Registrar a conclusão de curso dos alunos por meio da ata de colação de grau.

- Registrar, em livro próprio, os certificados e diplomas emitidos.

- Disponibilizar aos discentes, no mural do setor, os calendários escolares/acadêmicos, por tipo de curso e forma de articulação.

- Exercer outras atribuições que lhe forem delegadas.

- Promover o registro de todas as atividades realizadas.

- Cumprir normas legais, regulamentos, decisões e prazos estabelecidos para a execução dos trabalhos sob sua responsabilidade.

Organograma

SETOR DE PESQUISA INSTITUCIONAL

O AUXILIAR INSTITUCIONAL

Servidor designado para função - Antonio Junior Moraes Ribeiro.

                O Auxiliar Institucional (AI) é o responsável em cada campus pelo fornecimento de informações referentes à Pesquisa Institucional do IFTO.

                O Pesquisador Institucional (PI) é o representante oficial da IES no Inep, sendo investido de poderes para prestar informações em nome da instituição, por ato de seu representante legal.

                Para auxiliar o Pesquisador Institucional (PI) na tarefa de inserção de dados nos sistemas MEC/Inep, é indicado por meio do dirigente máximo de cada campus do Instituto um AI. “As informações prestadas pelo PI e pelo AI presumem-se válidas, para todos os efeitos legais.” (Portaria Normativa nº 40/2007)

               

                 Os Auxiliares Institucionais são responsáveis nos campi pelo preenchimento dos dados nos seguintes sistemas:

- Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso);

- Censo da Educação Superior (Censup);

- Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec);

- Sistema de Seleção Unificada (Sisu);

- Certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

                Embora as atividades possam ser acumuladas, pode haver colaboradores para o AI.

                O Auxiliar Institucional pode ou não estar lotado no Setor de Registros Escolares, mas deve trabalhar de forma conjunta com esse setor a fim de prestar informações fidedignas da instituição nos sistemas com os quais trabalha.

                Os demais Setores da Unidade de Ensino, também devem colaborar com o Auxiliar Institucional, prestando todas as informações necessárias para a eficiência de seu trabalho.