Você está aqui: Página Inicial > Acesso rápido > Assistência Estudantil

Coordenação de Assistência ao Estudante - CAE

por Nerci Ribeiro de Oliveira publicado 05/02/2015 20h27, última modificação 22/02/2017 08h28
Conduz o planejamento, execução e a avaliação das ações de saúde, no âmbito do Campus, planeja ações educativas na melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade escolar, planeja e auxilia as campanhas e programas de orientações a assistência à saúde do discente.

Atribuições da CAE

Conduzir o planejamento, execução e a avaliação das ações de saúde, no âmbito do Campus, planejar ações educativas na melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade  escolar, planejar e auxiliar as campanhas e programas (internos e externos) de orientações a assistência à saúde do discente, realizar atendimento de urgência/emergência  escolar de acordo com recursos disponíveis na Coordenação, auxiliar na elaboração,  comprimento de Normas de uso e no controle de pessoas aos ambiente da coordenação, supervisionar administrativamente as atividades dos servidores que atua na coordenação, assessorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, no âmbito de projetos, executar outras atividades que, por sua natureza, lhe tenham sida atribuídas.

O que é a Assistência Estudantil?

O Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES do Instituto federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, busca viabilizar a igualdade de oportunidades entre todos os estudantes, garantia de acesso visando à permanência e êxito na perspectiva de inclusão social, produção de conhecimentos, melhoria do desempenho escolar e qualidade de vida aos estudantes de baixa renda na instituição de ensino.

A Política de Assistência Estudantil do IFTO está dividida em dois eixos:

• Eixo Universal: destina-se a todo e qualquer estudante regularmente matriculado no IFTO, de forma universal ou por meritocracia;
  • Eixo de Assistência e Apoio ao Estudante: destina-se prioritariamente a estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio com comprovada situação de vulnerabilidade social, tendo como obrigatória a participação em processo de seleção socioeconômica.

No Eixo Universal serão desenvolvidas ações para todos os estudantes contemplados pela Política de Assistência Estudantil do IFTO, por meio de projetos.

A participação dos estudantes no Eixo Universal não estará condicionada a questões socioeconômicas. As ações são voltadas para os alunos matriculados no IFTO em todos os níveis de modalidades de ensino, por meio de projetos que atendam aos critérios de cada programa proposto.

O Eixo Universal é constituído pelos seguintes programas:

• Programa de acompanhamento Pedagógico;
  • Programa de acompanhamento social;
  • Programa de acompanhamento psicológico;
  • Programa de assistência à saúde;
  • Programa de assistência à viagens;

• Programa de mobilidade acadêmica;

• Programa de incentivo ao esporte e lazer;

• Programa de incentivo à arte e cultura;

• Programa de incentivo à formação cidadã;

• Programa de educação para a diversidade;

• Programa de apoio a pessoas com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação;

• Programa de Inclusão digital.

O Eixo de Assistência e Apoio ao Estudante atenderá prioritariamente estudantes com comprovada situação de vulnerabilidade social, tendo como obrigatória a participação em processo de seleção socioeconômica.

O Eixo de Assistência e Apoio ao Estudante é constituído pelos seguintes programas:

• Auxilio transporte;

• Auxilio alimentação;

• Auxilio moradia;

• Auxilio material didático;

• Auxilio uniforme;

• Bolsa Formação Profissional;

• Auxilio Emergencial;

• Auxilio aos Pais Estudantes;

• Bolsa Atleta.

O planejamento, a execução e avaliação das ações do Programa de Assistência Estudantil são de responsabilidade, preferencialmente, de uma equipe multiprofissional, composta por:

• Assistentes Sociais;
  • Psicólogos;
  • Pedagogos;
  • Orientadores Educacionais;
  • Técnicos e Auxiliares em Assuntos Educacionais;
  • Assistentes de Alunos;
  • Médico;
  • Odontólogo;
  • Enfermeiro;
  • Técnicos e Auxiliares em Enfermagem;
  • Nutricionistas;
  • Profissionais de Educação Física.

Coordenação da Assistência Estudantil– CAE

Equipe Multiprofissional
Assistente Social
Coord. Nerci Ribeiro de Oliveira

Assistentes de Aluno
Tercino Pinto Belém

Educadora Física
Ana Mariza Honorato da Silva

RT - Inclusão
Mauricio de Oliveira Santos

RT - Diversidades

Stanio de Sousa Vieira

Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais

Maurício de Oliveira santos

Enfermeiros

Wany Kellen Macedo de Melo

Os serviços funcionam de segunda e sexta nos três turnos.
Horário: 7h30min às 22h.
Estamos a disposição para qualquer outro esclarecimento.

registrado em: , ,