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Sobre o Curso

por Campus Dianópolis: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins publicado 07/05/2015 15h52, última modificação 15/01/2016 14h29

Nome Completo do Curso: Técnico em Agropecuária

Diretor Geral: Jonas  Reginaldo de Britto

(63) 9947-3511

Coordenador do curso: Ítalo Cordeiro Silva Lima

italo.lima@ifto.edu.br

Duração do curso: 3 anos

Turno: Matutino e vespertino

Objetivo

O objetivo desse curso é integrar a formação básica com a formação profissional em agropecuária, com capacidade de aprender permanentemente na perspectiva do mundo do trabalho, com raciocínio lógico que lhes permitam a compreensão e resolução de problemas, com a percepção da necessidade do trabalho em equipe.

Requisitos de acesso

  • Ter concluído o Ensino Fundamental;
  • Ser aprovado em processo seletivo simplificado, conforme disposto em edital público;
  • Efetivar e homologar a matrícula, conforme período e documentação exigidos em edital.

 Com vista a atender à legislação vigente, tais como o Decreto Nº 7.824/2012, que regulamenta a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e Termo de Acordo de Metas (TAM) celebrado pela Setec/Mec (Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica) serão reservadas vagas específicas no Processo Seletivo do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, conforme critérios especificados na legislação.

Perfil do egresso

 A formação de nível médio propõe o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, aprender, criar, formular, buscar informações, analisa-las e selecioná-las.  De acordo com a resolução nº 2, de 30 de janeiro 2012 que define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio no Artigo 3º do capítulo II que: O Ensino Médio é um direito social de cada pessoa, e dever do Estado na sua oferta pública e gratuita a todos.

 As finalidades expressas na legislação da Educação Básica,  buscam-se a formação da pessoa, de maneira a desenvolver valores e competências necessárias à integração de seu projeto individual ao projeto de sociedade em se se situa; O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; a preparação e orientação básica para a sua integração ao mundo do trabalho, com as competências que garantam seu aprimoramento profissional e permitam acompanhar as mudanças que caracterizam a produção no nosso tempo e o desenvolvimento das competências para continuar aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos.

 Desta forma o profissional técnico em agropecuária deve ser um sujeito com capacidade de compreensão do contexto, a partir da interpretação científica, humana, ética e estética do mundo, com habilidades e conhecimentos suficientes para intervir na realidade, articulando-se coletivamente e orientando-se por valores éticos. Esse profissional deve, também, estar apto a administrar propriedades rurais, elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial, fiscalizar produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial, realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais, atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, trabalhando em equipe, de forma proativa visando planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários.

 O campo de atuação para o profissional técnico em agropecuária é bastante amplo e oferece diversas oportunidades de trabalho. Este profissional pode atuar em agroindústrias, em fazenda agrícola, ou pecuária e em empresas públicas de assistência técnica, extensão rural ou pesquisa. Além disso, o profissional pode ter o seu próprio negócio bem como trabalhar na área de prestação de serviços.

Competências e habilidades

As competências e habilidades do perfil do Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, na parte da formação geral, estão em conformidade com a Matriz de competências do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP, disponível em http://portal.inep.gov.br/web/encceja/matriz-de-competencias. E da parte da formação profissional estão em conformidade com o Currículo Referência para o Sistema e-Tec Brasil, (Construção Coletiva, 2011).


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