Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ArtShow: Evento integra comunidade acadêmica no Campus Dianópolis

Notícias

ArtShow: Evento integra comunidade acadêmica no Campus Dianópolis

ArtShow

por Coordenação de Comunicação e Eventos publicado: 14/09/2016 00h00 última modificação: 15/09/2016 17h05

A fim de contemplar o trabalho desenvolvido pelos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), promoveu, durante os dias 2 e 3 de setembro, o projeto ArtShow. O evento contou com a realização de atividades culturais, científicas e artísticas apresentadas pelos estudantes e demais convidados.

Na abertura, houve a palestra do professor surdo Renato Leão, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o qual falou acerca do atual mercado de trabalho para os deficientes auditivos. A apresentação contou com a participação da Tradutora/Intérprete Alini Alves, do Campus Palmas, que auxiliou Renato na condução da palestra.

Logo depois, os alunos do curso Letras/Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) do Campus Porto Nacional, da UFT, deram um show de encenação no palco do I ArtShow, e a plateia foi enriquecida com a presença da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e de professores da rede estadual de ensino do Tocantins, bem como de entidades locais parceiras, como o Asilo de Dianópolis, que participaram da entrega de alimentos e materiais de higiene pessoal.

Diversas atividades integraram o momento, como as provas da gincana de desfile das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul; apresentação folclórica da região sudeste do Tocantins; grito de guerra; jogos de futsal; teatro em literatura de cordel; dança de salão; e vídeos institucionais elaborados pelos alunos.

O diretor-geral do Campus Dianópolis, Jonas Britto, destacou a realização do projeto.O evento é de grande importância para o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes, contribuindo imensamente com a formação e preparação para o mundo do trabalho e a cidadania. Enfim, respiramos conhecimento e inspiramos arte foi o lema desse evento”, disse.

Segundo Kelber Alencar, presidente da comissão organizadora, o projeto é feito em alusão ao Dia do Estudante. “Tivemos várias atividades, o que contribui para fomentar a permanência e o êxito dos estudantes, bem como dinamizar a rotina escolar deles, aproximando as turmas.”, destacou.