Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Dianópolis promove a I Mostra de Cultura Afro-brasileira

Campus Dianópolis promove a I Mostra de Cultura Afro-brasileira

CAES

por Jacqueline Fabbrin publicado: 05/12/2014 19h00 última modificação: 30/01/2015 16h18

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, aconteceu nesta quinta-feira, 4, a I Mostra de Cultura Afro-brasileira do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO). Durante o transcorrer do dia, ocorreram atividades com a finalidade de integrar a comunidade escolar com manifestações artísticas das culturas africana e brasileira, como danças, cantoria, oficinas de tranças africanas e de fotografias, além de apresentações folclóricas regionais com o grupo folclórico Catireiros, da cidade de Almas, apresentou a catira e canções folclóricas.

No período da manhã, a secretária da Associação Quilombola de Lajeado União, Celenita Bernieri, palestrou sobre a cultura afro-brasileira e as políticas afirmativas quilombolas, ressaltando que, através dessas políticas, existem alunos oriundos da comunidade estudando no Campus Dianópolis. Ela realçou a importância desses alunos contribuírem com seus conhecimentos em benefício da comunidade.

Os estudantes oriundos da comunidade quilombola Valdivino dos Santos Luz, estudante de Engenharia Agronômica, e Jane Kelli dos Santos Gualberto, estudante do curso técnico em Agropecuária, participaram do evento. Representando a Direção-geral na abertura do evento, o coordenador de Gestão de Pessoas, Vinícius Duarte, falou sobre a importância da divulgação das manifestações culturais afro-brasileiras no campus Dianópolis, lembrando que as comunidades no entorno da instituição possuem significativa população de afrodescentes.

Vinícius enfatizou a relevância do intercâmbio cultural, uma vez que os servidores lotados no campus Dianópolis são, em sua maioria, de inúmeras regiões do país. “A I Mostra de Cultura Afro-brasileira é um momento em que todos podem conhecer um pouco das manifestações culturais do Tocantins”, disse.

registrado em: , ,