Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Dianópolis sediará fase 1 da Olimpíada Brasileira de Informática

Campus Dianópolis sediará fase 1 da Olimpíada Brasileira de Informática

OBI

por Demis Carlos Fonseca Gomes publicado: 18/03/2015 11h02 última modificação: 11/05/2015 14h28

O campus Dianópolis sediará no dia 29/05/2015 a fase 1 da OBI – Olimpíada Brasileira de Informática. As provas serão aplicadas das 13h00 às 18h00 nos laboratórios de informática do campus.

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), com apoio do CNPq, Algar Telecom e coordenado pela Universidade de Campinas. O evento tem como objetivo:

1. Estimular o interesse pela Computação e por Ciências em geral.
  2. Promover a introdução de disciplinas de técnicas de programação de computadores nas escolas de ensino médio e fundamental.
  3. Proporcionar novos desafios aos estudantes,
  4. Identificar talentos e vocações em Ciência da Computação de forma a melhor instruí-los e incentivá-los a seguir carreiras nas áreas de ciência e tecnologia.

De acordo com o prof. Dêmis, membro da equipe organizadora local do evento, a olimpíada é realizada em três modalidades: Modalidade Iniciação, Modalidade Programação e Modalidade Universitária:

• Na Modalidade Iniciação, as tarefas das provas versarão sobre problemas de lógica e problemas de computação (sobre lógica de programação, mas sem o uso de computador).
  • Na Modalidade Programação, as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.
  • Na Modalidade Universitária, as tarefas da prova versarão sobre problemas de programação, com uso de computador, exigindo conhecimento de estruturas de dados e técnicas de programação.
  • Cada participante pode ser inscrito em apenas uma modalidade e nível.

Na modalidade Iniciação não é necessário o uso de computadores. Na modalidade Programação e na modalidade Universitária a escola deve disponibilizar um computador por aluno no dia da prova, além de software de ambiente de programação para ao menos uma entre linguagens Pascal, C, C++, Java, Javascript e Python.

O prof. Dêmis informa que, devido não haver procura para na modalidade iniciação, esta não será aplicada no campus.

Já em relação às inscrições, estas deverão ser feitas somente pelo prof responsável pelo evento na escola-sede (IFTO, campus Dianópolis), que neste caso, os interessados deverão procurar os professores Dêmis, Marcos Dias e Diego. A comissão organizadora local informa que serão disponibilizadas 70 inscrições para os estudantes do campus, e 20 inscrições para estudantes de campi convidados.

Maiores informações podem ser obtidas através do site: http://olimpiada.ic.unicamp.br/

O Preparatório

Com a finalidade de capacitar alunos de cursos de informática para a participação em eventos de competição de programação e robótica, através do estudo de conteúdos como lógica de programação, noções básicas de algoritmos, redes e comunicação, noções básicas de eletrônica, robótica e automação, acontece todas as quintas e sextas-feiras no Laboratório de Informática do IFTO, campus Dianópolis, encontros do projeto de pesquisa: “ENSINO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA: CAPACITANDO ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA A PARTICIPAÇÃO DE TORNEIOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL”.

Tal projeto recebe financiamento do CNPq em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), ligada ao Ministério da Educação (MEC), estando todos os competidores inscritos na OBI convidados a participarem dos encontros do projeto, o qual está preparando os participantes (competidores) para a prova, modalidade programação nível 1 e universitária.