Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dianópolis: projeto transforma alunos em instrutores de Informática

Dianópolis: projeto transforma alunos em instrutores de Informática

IFTO/Sine

por Maiara Sobral publicado: 03/12/2015 00h00 última modificação: 16/12/2015 08h45
A parceria entre o Campus Dianópolis do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) está mudando a rotina dos estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Por meio do projeto “Ensinar enquanto se aprende - Aprender enquanto se ensina”, idealizado pelo professor Edwardes Galhardo, os alunos estão ensinando conceitos básicos de Informática às turmas organizadas pelo Sine Dianópolis.

Segundo Galhardo, a principal motivação projeto é “fazer com que os estudantes aprendam cada vez mais sobre a informática e suas tecnologias. E além disso, exercitem seu aprendizado, ensinando outros que ainda não possuem acesso a esse conhecimento. Assim, quando o aluno ensina, ele também pode aprender muito com outros alunos”.

Ainda segundo o professor, a ideia para implementação do projeto surgiu após conversas com os próprios estudantes, que reclamavam sobre a carga teórica das disciplinas, e que por causa disso, não estavam conseguindo entender as matérias. Fora isso, eles tinha interesse e curiosidade em ver a aplicação das teorias na prática.

No intuito de atender ao anseio dos alunos, Galhardo entrou em contato com a gerente local do Sine, Ana Felícia Pires, “fiquei muito feliz, pois estávamos atrás de parceiros, visto que temos dificuldades em encontrar instrutores nessa área e não temos laboratório de Informática. E com o curso, os estudantes do IFTO multiplicarão o conhecimento, aumentando as oportunidades de emprego para os cadastrados no Sine”.