Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dirigentes realizam primeira reunião do Codir

Dirigentes realizam primeira reunião do Codir

CODIR

Primeira reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Tocantins (Codir/IFTO)
publicado: 03/02/2015 15h00 última modificação: 12/02/2015 17h35
Colaboradores: Thâmara Filgueiras, Jully Anna Santana

Nesta terça-feira, 3, os diretores-gerais dos campi, os diretores dos campi avançados, os pró-reitores, a diretora de Gestão de Pessoas e o reitor realizaram a primeira reunião ordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal do Tocantins (Codir/IFTO). O encontro do Codir aconteceu na sede da reitoria, em Palmas, e contou com a participação de todos os seus membros.

Um dos principais assuntos debatidos foi o orçamento para 2015, que, de acordo com informações repassadas pelo pró-reitor de Administração Rodrigo Gori, deverá sofrer contingenciamento. Ele ressaltou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) ainda não foi aprovada, e, consequentemente, está sendo disponibilizado mensalmente 1/12 do total previsto para o orçamento de 2015. “O cenário é extremamente atípico em relação aos anos anteriores, por isso é necessário cautela e planejamento na execução orçamentária desse ano”, frisou.

Em vista deste cenário, o reitor Francisco Nairton sugeriu um planejamento mais detalhado das ações de cada departamento, especialmente daquelas que envolvam servidores do campus e da reitoria. Para ele, diversas atividades poderão ser executadas durante as visitas da equipe gestora, por meio do projeto Reitoria Itinerante, que tem previsão de início ainda neste primeiro semestre.

Outro ponto debatido na reunião do Codir foi a realização de concursos públicos para docentes e técnicos administrativos. A equipe de Gestão de Pessoas, em parceria com os gestores das unidades, está trabalhando na definição das vagas, e a instituição das comissões responsáveis pelos certames já está em andamento. De acordo com Edileuza França, diretora de Gestão de Pessoas, a previsão inicial é de que serão destinadas 39 vagas para docentes e 51 vagas para técnicos administrativos. Todas as unidades do IFTO serão contempladas nesses concursos.

Edileuza informou, ainda, que há previsão para a realização de um concurso de remoção para docentes. De acordo com ela, o edital deverá ser publicado nos próximos dias, e colocará à disposição novas vagas destinadas para os campi Colinas do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional e Avançado Formoso do Araguaia. “Com isso, nós estamos cumprindo o compromisso feito com a comunidade de destinar as novas vagas para remoção, dando preferência para os nossos servidores”, afirmou o reitor.

Também foi debatida nessa reunião do Codir a participação de servidores e estudantes do IFTO no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que este ano acontece em Recife (PE), no período de 26 a 29 de maio. Os dirigentes aprovaram a liberação do pagamento das despesas para a participação de um autor de cada trabalho aprovado no evento.

A minuta do Regulamento das Atividades de Extensão (RAE) foi discutida na reunião entre os dirigentes e, depois de revisada pela equipe da Pró-reitoria de Extensão, o documento estará disponível para contribuições da comunidade, no site do IFTO, na aba de Documentos em Construção, a partir da próxima segunda-feira, 9. O objetivo do regulamento é definir os procedimentos das atividades de extensão para submissão de futuros projetos, além de apresentar uma melhor caracterização da área e seus eixos (programas, projetos, cursos e eventos).

O assunto que encerrou essa reunião do Codir foi a criação de um banco de avaliadores das propostas da área de extensão. De acordo com o pró-reitor de Extensão Helder Pereira, será realizado um cadastro dos servidores interessados em atuar como avaliadores. O processo para criação do banco ainda está em fase inicial.

registrado em: , , , ,