Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe da unidade participa de evento nacional sobre difusão científica

Notícias

Equipe da unidade participa de evento nacional sobre difusão científica

por Mayana Matos publicado: 14/08/2017 11h25 última modificação: 16/08/2017 18h58

 

Os alunos do Campus Dianópolis, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), participaram da 69ª Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu de 16 a 22 de julho, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte - MG, acompanhados pela professora Graciane Reis de Sousa.

Na ocasião, os alunos Thayane Maria Lisboa Rodrigues, com o título “O Resgate da identidade negra por meio do cabelo afro”, Karine de Souza Araújo, com a temática “O uso da tecnologia como prática inovadora no ensino de história” e Kênio Pueblo Sena Siqueira que apresentou “O uso da ocupação do solo no perímetro irrigado Manuel Alves” fizeram suas apresentações na modalidade pôster. 

A professora de história, Graciane Reis, fez uma participação na rádio SPBC jovem na qual destacou as belezas do Tocantins. “O Tocantins oferece cenários naturais belíssimos com grande potencial turístico, o Estado abriga ambientes naturais de grande importância sócio-ambiental como a Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, o Jalapão, conhecido como deserto das águas, por abrigar ambientes típicos de savana mas com grandes riquezas hídricas, o Cantão que é o maior ecótopo do planeta abrigando floresta amazônica, cerrado, áreas pantaneiras e manifestações culturais e religiosas. O Tocantins reúne atrativos para todos os segmentos turísticos. Uma natureza com rios, lagos, cachoeiras, cavernas, uma grande diversidade de fauna e flora, rica cultura com influência ainda preservada de povos indígenas, culinária que valoriza produtos locais e tradição dos povos. Por tudo isso e muito mais venha conhecer o mais novo Estado do Brasil”, declarou à rádio.

Thayane Rodrigues, aluna do Campus Dianópolis há quase 4 anos, fez o ensino médio na unidade e está cursando o superior de Licenciatura em Computação. Para a estudante, o evento teve a oportunidade de ampliar os conhecimentos, de participar de palestras, mini-cursos de várias áreas, além de ter contato com bibliografias da Universidade. Na ocasião, o grupo de pesquisa fez parceria na USP com o pessoal da área de história de forma a contribuir para melhoraria do projeto. “Na SBPC tivemos contato com diferentes culturas, pois tivemos contato com pessoas de todo oBrasil, inclusive com objetivos e ideias afins ligadas a área da pesquisa e do desenvolvimento científico”, concluiu Thayane.