Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes participam do JIFTO

Estudantes participam do JIFTO

por publicado: 11/07/2017 11h42 última modificação: 11/07/2017 11h42

O Campus Dianópolis participou da 7ª edição dos Jogos Internos do IFTO (JIFTO), aconteceu entre os dias 19 a 23 junho, no Campus Paraíso do Tocantins. Este ano a Unidade levou 57 atletas.

Para a professora Ana Mariza Honorato, que acompanhou os atletas, o JIFTO é um grande evento do IFTO, o qual reúne o maior número de alunos e este ano foram 500. “O JIFTO possibilita uma grande integração entre os alunos, dá a oportunidade de conhecerem outros Campi, de torcar experiências, além de ser um passaporte para o JIFNORTE. É também um meio de inclusão social, pois permite conhecer outras culturas, o que é muito importante, pois nossos alunos na maioria vêm de uma realidade sócio-econômica limitada.” afirmou Ana.

Segundo Ana Mariza, o esporte é de grande importância para o desenvolvimento dos alunos. “Eu acredito muito na transformação pelo esporte, não só disciplinar, mas também por trabalhar os valores como respeito ao próximo, o sacrifício feito para se ganhar por meio de dedicação e esforço, pois ninguém chega ao primeiro lugar por sorte, mas sim por um trabalho feito. O esporte promove no aluno a compreensão de que para se chegar a algum lugar tem que fazer a sua parte, tem que ter compromisso, disciplina, força de vontade”, ressaltou a professora.

Outra vertente que é trabalhada no JIFTO é o espírito de equipe, acrescentou Ana Mariza, “quando saímos do Campus de Dianópolis, nós não somos mais alunos de turma A, B ou C, mas uma equipe. A integração e a união da equipe permeiam o campeonato, com uma construção de aprendizagem do antes, durante e depois do evento. Fortalecemos muitos valores nos alunos que são importantes para eles enquanto cidadãos.”

Fazendo uma análise da participação do Campus Dianópolis, Ana Mariza ressaltou “Acredito que o Campus teve a ganhar, a cada ano estamos obtendo melhores resultados, a Unidade está crescendo muito em relação ao esporte e estamos nos fortalecendo no sentido de melhorar. Por meio do apoio da gestão, vamos nos fortalecer mais, pois novos espaços para o esporte serão oferecidos no Campus. Essa parceria da gestão, professores e alunos comprometidos no campus trouxe ótimos resultados e o JIFTO foi a soma de todo esse trabalho em equipe”, concluiu a professora.

O atleta Diogo Oliveira Almeida, que conquistou o primeiro lugar no atletismo na modalidade de revezamento 4x100, declarou que foi a primeira vez que participou, que se preparou muito, mas não esperava ganhar e que foi muito bom ter a oportunidade de participar do JIFTO.

Confira as medalhas conquistadas pela Unidade:

Volei de praia masculino - 2º lugar

Atletismo no revezamento 4x100 masculino - 1º lugar