Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO oferta formação para professores que não possuem nível superior

IFTO oferta formação para professores que não possuem nível superior

Professores

Inscrições abertas em dois cursos de graduação ofertados para professores das redes estadual e municipal de ensino: as licenciaturas em Educação Física e em Matemática.
por Thâmara Filgueiras publicado: 05/03/2015 14h35 última modificação: 05/03/2015 17h25

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) está com inscrições abertas em dois cursos de graduação ofertados para professores das redes estadual e municipal de ensino: as licenciaturas em Educação Física e em Matemática. De acordo com o diretor de Ensino Superior do instituto, Jorge Dias, o objetivo é proporcionar formação superior aos docentes que, embora estejam atuando na área, ainda não possuem graduação.

As inscrições devem ser realizadas até o próximo dia 13 por meio da Plataforma Freire, disponível no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, serão ofertadas 40 vagas para cada curso e podem se inscrever professores efetivos das redes de ensino do Estado e dos municípios tocantinenses.

Segundo Jorge, para facilitar a permanência dos professores no curso, as aulas serão realizadas preferencialmente no período de férias, e devem ocorrer nos meses de janeiro e julho, além de duas semanas de aula nos meses de fevereiro e agosto. Os cursos serão ofertados na modalidade presencial, e as aulas devem acontecer nos campi do IFTO de Palmas, para o curso de Educação Física, e de Paraíso do Tocantins, para o curso de Matemática.

Os cursos são ofertados por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor. As Secretarias de Educação do Estado e dos municípios são parceiras nessa ação, e assumem o compromisso de aprovar a participação do docente no curso de formação, bem como de liberá-lo nos dias e horários das aulas.

Ainda de acordo com o manual do Parfor, as secretarias de educação estaduais e municipais devem responsabilizar-se pelo apoio (transporte, hospedagem, alimentação, etc.) destinado a viabilizar a participação dos professores de sua rede nos cursos de formação ofertados na modalidade presencial.

O manual do plano está disponível aqui. Para saber mais sobre o Parfor, acesse: http://freire.capes.gov.br/index/principal.

registrado em: