Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFTO vai auxiliar no planejamento e organização dos Jogos Mundiais Indígenas

IFTO vai auxiliar no planejamento e organização dos Jogos Mundiais Indígenas

Jogos Mundiais Indígenas

por Mayana Matos publicado: 16/06/2015 00h00 última modificação: 19/06/2015 14h23

Foi realizada na tarde desta terça-feira, 16, no auditório da reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), a reunião de apresentação da organização do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a ser realizado em Palmas, entre os dias 20 de outubro e 1º de novembro. A prefeitura de Palmas busca a parceria do IFTO no planejamento, organização e execução do evento. A reunião foi conduzida pelo pró-reitor de Extensão, Helder Pereira, e contou com a participação dos pró-reitores Ovídio Dantas e Danilo Gomes, da Pró-reitoria de Ensino e Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional respectivamente, além de diretores e demais servidores do IFTO.

“Nós pensamos no IFTO como parceiro dentro do contexto de trabalhos que temos a realizar até o dia do evento. São trabalhos em áreas específicas como Turismo, Cerimonial, Logística, entre outras possiblidades, que são de grande importância para construção desse evento” destacou Patricia Fregonesi, diretora de Relações Institucionais da Secretaria Municipal Extraordinária dos Jogos Indígenas.

Em razão da magnitude do evento, a diretora destacou a importância da parceria com o IFTO na preparação para o evento, e para isso, citou como exemplo, a possibilidade da oferta de capacitação, por parte de alunos e professores, a atendentes de bares, hotéis e restaurantes quanto à recepção de turistas. Outro exemplo citado pela representante da prefeitura foi em relação ao auxílio nas demandas referentes ao cerimonial de solenidades que serão realizadas. Na ocasião, a diretora fez a apresentação do site oficial do evento, explicou sobre as modalidades esportivas, a participação dos atletas, marcas, vídeos e divulgação internacional do evento.

Patrícia Fregonesi ressaltou que tanto o esporte quanto a questão cultural serão contemplados nos Jogos Mundiais Indígenas e que o evento receberá mais de dois mil atletas de dezenas de países. A diretora disse que o próximo passo é finalizar os termos de cooperação entre as instituições e que espera grande número de colaboradores.

O pró-reitor de Extensão, Helder Pereira, informou que o Campus Palmas já manifestou interesse e fez o encaminhamento de lista de alunos que vão colaborar com a organização do evento. O gestor reforçou que os coordenadores de cursos dos campi foram orientados sobre a participação. “A diferença é que os alunos terão a oportunidade de atuar dentro das suas áreas em específico” disse acerca da colaboração dos estudantes nos jogos.