Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reunião do Codir inicia com debate sobre assistência estudantil

Reunião do Codir inicia com debate sobre assistência estudantil

CODIR

A reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) desta quarta-feira, 24, iniciou com debates acerca da assistência estudantil.
por Thâmara Filgueiras publicado: 25/06/2015 00h00 última modificação: 25/06/2015 11h50

A reunião do Colégio de Dirigentes (Codir) desta quarta-feira, 24, iniciou com debates acerca da assistência estudantil no âmbito do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com foco nas questões de evasão, permanência e retenção dos estudantes de cursos de todos os níveis, além da apresentação dos pontos de reformulação do Regulamento do Programa de Assistência Estudantil do IFTO. Higor Lira, diretor de Assuntos Estudantis da instituição, apresentou as principais propostas de mudanças para o documento, conforme sugestões colhidas em debate realizado durante o V Seminário de Assistência Estudantil, no início do mês, no Campus Paraíso do Tocantins.

Democratização do acesso à educação; divisão do programa em dois eixos, um universal e outro social; revisão dos critérios para análise socioeconômica; entre outros pontos fizeram parte das alterações sugeridas para o regulamento, que será discutido pelo Comitê Gestor de Assistência Estudantil e, posteriormente, encaminhado ao Conselho Superior (Consup) para apreciação. Higor apresentou também os encaminhamentos feitos para o próximo evento, que deverá ter programação diferenciada, com propostas de capacitação e mostra de trabalhos na área.

A realização do Festival de Talentos Estudantis do IFTO (IFestival) também foi tratada durante o Codir. Este ano, o evento terá programação mais enxuta e contará com modalidades de dança, música, curta-metragem, além de apresentação de peça teatral do Campus Gurupi. A exemplo da primeira edição, o IFestival 2015 será realizado em conjunto com a Jornada de Iniciação Científica e Extensão (Jice).

As pautas relacionadas aos Jogos dos Servidores e aos jogos dos cursos superiores serão debatidas na próxima reunião do Codir, após definição orçamentária. Com relação à participação dos estudantes do IFTO na etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais, o reitor Francisco Nairton informou que o IFTO voltará a participar dos jogos da região.

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, o Connepi 2015, também foi tema debatido durante a reunião, e a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) divulgará informações referentes à participação de estudantes e servidores do IFTO no evento, que será realizado no Acre.

A reunião do Codir contou com a participação dos diretores-gerais eleitos dos campi Gurupi e Porto Nacional, Marcelo Terra, que já atua como diretor do Campus Avançado Formoso do Araguaia, e Lilissane Marcelly, respectivamente. O reitor informou que na próxima semana realizará reunião no Campus Gurupi para definir quem será o novo diretor do Campus Avançado Formoso do Araguaia, já que o atual diretor deverá assumir, até o próximo mês, a direção-geral do Campus Gurupi. Já a posse de Lilissane Marcely como nova diretora-geral do Campus Porto Nacional ocorrerá no próximo dia 30.