Você está aqui: Página Inicial > Notícias > VI Seminário de Assistência ao Estudante inicia atividades no Campus Dianópolis

VI Seminário de Assistência ao Estudante inicia atividades no Campus Dianópolis

VI Seminário de Assistência ao Estudante

por Coordenação de Comunicação e Eventos publicado: 12/08/2016 00h00 última modificação: 12/08/2016 10h49

VI Seminário de Assistência ao Estudante, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi aberto oficialmente na manhã desta quarta-feira, 10, no auditório do Campus Dianópolis. O Grupo de Sússia Quilombaião e Catireiros de Almas realçaram a abertura, com diversas apresentações regionais.

Na ocasião, o diretor-geral pro tempore da unidade, Jonas Britto, representando o reitor Francisco Nairton, destacou a satisfação em receber estudantes, servidores e comunidade externa no campus.

Britto disse que é preciso expandir os horizontes no que diz respeito às ações de assistência estudantil, que é necessário pensar além do acesso, e começar a tratar de questões relativas ao êxito e à permanência. Para isso, ele ressaltou a importância de acompanhar o retorno dessas ações na prática.

Durante o momento, o diretor de Assuntos Estudantis, Higor Lira, agradeceu aos envolvidos na organização do evento e lembrou que é fundamental assegurar os direitos e democratizar o acesso, na perspectiva da inclusão, esses são alguns dos preceitos que devem ser defendidos pelos servidores que atuam nessa área.

As atividades do seminário foram iniciadas com a palestra “Trabalho integrado na equipe multiprofissional de Assistência Estudantil”, ministrada pela assistente social Josiela Cavalheiro, servidora do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

Josiela falou sobre a necessidade de discutir a permanência no âmbito das instituições de ensino, pois há uma tendência de focar os estudos na evasão, mas a permanência é também é um foco importante. Nesse sentido, ela destacou que o papel dessa equipe interdisciplinar não é eliminar as diferenças, mas conhecê-las e proporcionar a coexistência delas, por meio da viabilização e acesso aos direitos.

As atividades do seminário continuam até a próxima sexta-feira, 12. Confira mais fotos na Fanpage do IFTO.